Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comecaram as Pré-Conferencias de Saúde em Iguatu

Pré-Conferencia do Joao Paulo II

A V Conferencia Municipal de Saúde terá como tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".

A Administração “Construindo o nosso Futuro”, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde está realizando durante o mês de maio e início do mês de junho as Pré-Conferências de Saúde nas 25 áreas de abrangências dos PSF’s.

As Pré-Conferências são espaço para discussão das demandas da população em relação ao Sistema Único de Saúde a nível local e onde serão escolhidos os delegados que defenderão as propostas da comunidade na Conferência Municipal de Saúde e posteriormente nas etapas estadual e nacional.

As reuniões têm obedecido a Cronogramas pré-estabelecidos pelas equipes de saúde de cada área e já aconteceram nas áreas dos PSF’s João Paulo II, Vila Centenário, Vila Gadelha, Alencar e Vila Neuma.

Participe! É a Secretaria de Saúde trabalhando cada vez melhor e mais perto de você.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Iguatu Realizará a sua Conferência Municipal de Saúde

Reunião com Coordenadores da Saúde

A Conferência Municipal de Saúde de Iguatu, marcada para acontecer em julho de 2011, terá como tema "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", conforme sugestão do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em Iguatu, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) em sua reunião ordinária do mês de março tomou ciência do evento e, em comum acordo, a Secretaria Municipal de Saúde constituiu a comissão organizadora que se encarregará de promover plenárias, pré-conferências, além de criar condições estruturais e de mobilização para a realização do evento.

De acordo com o que foi estabelecido pelo Conselho Nacional, as etapas municipais e estaduais da Conferência devem acontecer de abril a outubro de 2011. Já a etapa nacional está programada para ser realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011, em Brasília.

Nesta segunda(23), Dr. Joab reuniu todos os seus coordenadores, ao mesmo tempo em que solicitou empenho e participação de todos por ocasião das pré-conferencias que ora estão a realizar-se em todas as equipes do PSF, orientando-os a darem visibilidade aos seus serviços, apresentando-os em breves relatos do que está sendo oferecido aos usuários, ao mesmo tempo em que fornecem subsídios para avaliação e planejamento na implantação de novas ações. “... isso é fundamental, o engajamento de todos os segmentos nesse debate”, afirma o secretário.


Valorização da participação popular

"O prefeito Agenor Neto, mais uma vez a exemplo do que foi o 'Orçamento Participativo', com o apoio das equipes do PSF, leva oportunidade ao povo iguatuense e mobiliza associações locais, instituições públicas e privadas, assim como grande parte da sociedade civil organizada para maciçamente participarem em todas as etapas dos trabalhos para a Conferencia Municipal de Saúde”, afirmou o secretário. Segundo o mesmo, a comissão já começou a trabalhar e estabeleceu um cronograma de encontros para iniciar os debates com trabalhadores, usuários e gestores da saúde.


Uma grande oportunidade

Eis uma excelente oportunidade para aqueles mais críticos tirarem suas dúvidas, especialmente aquela meia-duzia que vive pelas esquinas dizendo que a saúde de Iguatu é um caos, que prefeitura nada faz e que quem investe é este ou aquele governo e não o nosso municipal. Compareçam, questionem, levantem dúvidas e apresentem soluções, façam dessa Conferência um exercício de cidadania. A equipe da secretaria de saúde com inteligência e conhecimento sobre o assunto, saberá conduzir bem a Conferência Municipal de Saúde e está apta a tirar todas as dúvidas. Este é um chamamento para aqueles que gostam de falar sem conhecimento de causa e infelizmente espalham inverdades que acabam confundindo os menos esclarecidos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

“Prefeitura com Você” atende moradores da Vila Neuma, Vila Moura, São Gabriel e Chapadinha.

Prefeito Agenor Neto atendendo aos moradores ao lado
do líder comunitário Antonio Baixinho

O prefeito Agenor Neto e toda sua equipe desde as 08:00h desta sexta-feira(20) estão à disposição para ouvir e resolver os reclames e demandas da comunidade. O atendimento acontece na Rua Amália Brasil, nas proximidades do Colegio Alba Araújo.

Na solenidade de abertura estavam presentes todos os secretários municipais, coordenadores das mais diversas pastas da administração municipal, líderes comunitários e uma grande massa popular. Na ocasião tivemos a fala da secretaria de Gestão Célia Freitas, onde a mesma fez um breve relato do que se tratava tal evento, dando destaque a iniciativa do Gestor Municipal que trata a coisa pública com um zelo que é notório a todos. Logo após fizeram uso da palavra o vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Aderilo Filho, o presidente da UMESI, Laelton Alencar, o presidente do bairro Vila Moura, o Sr. Gilson, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ednaldo Lavor.

Em seguida Agenor Neto empossou os Grêmios estudantis (foto) das Escolas Judite Cavalcante da Vila Chapadinha e Alba Araújo da Vila Moura (e Vila Neuma). Depois da posse o prefeito falou a todos num discurso dando destaque a força do trabalho de toda a sua equipe e que a sua administração tem como meta principal diminuir a desigualdade social existente principalmente entre os que menos têm. Deu ênfase para que todos de uma maneira em geral possam esta também ajudando a esta iniciativa, por participar de maneira direta, como por exemplo, relatando as falhas que porventura venham a existir, e as mesmas sejam encaminhadas a ouvidoria, que é mais um serviço a favor da sociedade, e assim os erros sejam corrigidos.


Encerrada a abertura o prefeito se dirigiu a uma das tendas armadas no local do evento. Cada pessoa conversava com o prefeito e sua equipe, apresentando demandas, encaminhadas posteriormente para as suas respectivas secretarias em uma tenda logo vizinha, onde se encontrava todos os secretários municipais e assim resolver os pedidos e/ou reclames da comunidade. A alegria de todos era notória em ver o seu apelo ser ouvido pelo prefeito municipal e o mesmo encaminhar para uma resolução.



Secretaria de Saúde


Entre as diversas secretarias municipais presentes, também estava marcando território entre as comunidades beneficiadas a Saúde. Montou-se uma tenda onde estavam sendo realizados procedimentos tais como: aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, teste de glicemia e vacinação contra a gripe para os idosos.
Sec. Dr. Joab Soares atendendo a comunidade

O Secretário de Saúde, Dr. Joab Soares como os demais secretários, estava presente atendendo as demandas de sua pasta, ouvindo os moradores, prestando atendimento com grande parte de sua equipe a todos que o procuravam. “É um momento deveras importante, está no meio do povo, ouvindo os seus reclames e na medida do possível resolvendo os seus problemas. Agilizar as ações de quem esta ou tem alguém enfermo é uma forma de diminuir o sofrimento do próximo”, frisou o secretário.


Aferição da Pressão Arterial

Fotos do evento...







terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretário Dr. Joab Soares conversa com a comunidade do bairro João Paulo II

Dr. Joab fala para moradores do Joao Paulo II

Nesta segunda-feira(16) o secretario de saúde de Iguatu, Dr. Joab Soares esteve na comunidade do Bairro Joao Paulo II para conversar com os moradores daquela localidade e apresentar os novos profissionais que estão a servir aquele povo no programa Saúde da Família, no caso o Dr. Brizola e a enfermeira Nilda Duarte.

Na oportunidade o Dr. Joab fez um breve relato da saúde de como era naquele bairro e como a mesma melhorou de maneira significativa. Relatou ainda o progresso da saúde como um todo no município de Iguatu, que com as parcerias ora existentes com o poder público municipal que não tem medido esforços para que esses avanços sejam sempre maiores como também as parcerias estaduais e federais, através dos deputados Zezinho Albuquerque e Anibal Gomes, ambos apresentados pelo Prefeito Agenor Neto, no último pleito passado.

Ainda na sua fala destacou a mortalidade infantil do município que foi reduzida de 27 por mil crianças nascidas para apenas 8 por mil nascidas. “Isso sim merece destaque, e isso para mim é motivo de orgulho, melhorar a cada dia a saúde da população. Esse tem sido o meu lema desde quando comecei a trabalhar na área da saúde, e principalmente quando enveredei pelas trilhas da saúde pública, pois nessa área alcançamos num grau mais largo e profundo aqueles que mesmos tem”, destacou o mesmo.

Mostrou ainda a necessidade da ajuda de todos, principalmente da população que tem feito críticas construtivas, para que assim a equipe trabalhe cada dia com mais afinco e com mais zelo. Escutou as reivindicações de muitos que se pronunciaram. Deu explicações as dúvidas que foram apresentadas.

Na ocasião se fez presente a tal encontro a Associação de Moradores do Bairro João Paulo II na pessoa do seu Presidente, o Sr. Joaquim Ribeiro, que no uso da palavra agradeceu ao secretário e a toda a sua equipe por se empenharem a cada dia e procurarem sempre melhorar a saúde de todos no bairro ao mesmo tempo em que saudou o novo médico e a nova enfermeira. Na sua palavra disse “... lamento que não esteja presente toda a comunidade, pois aqui é a oportunidade de ouvirmos o secretário e as suas explicações, e queria dizer que a nossa associação esta de braços abertos a equipe de saúde para buscarmos uma solução para todos”. Ainda solicitado pelo secretário para falar sobre a diferença da saúde que tinham antes, salientou "... está muito melhor, como exemplo os meus medicamentos para diabetes e hipertensão nunca faltam e sempre temos médico para atender e que as vezes que falta médico não é por culpa do secretário, pois mais uma vez, acredito muito no seu trabalho..." finalizou o mesmo agradecendo aquele momento.

O líder comunitário Cristiano parabenizou ao Dr. Joab pela iniciativa de ir até a comunidade conversar com a mesma, e ao mesmo tempo trazendo boas notícias como a vinda do médico Dr. Brizola e da enfermeira a Dra. Nilda. Aproveitou a ocasião e fez um breve relato das melhorias alcançadas pela comunidade através de parcerias com todas as secretarias municipais e citou como exemplo uma ação ocorrida no último sábado (14) pela Rádio Liberdade AM em parcerias com diversos segmentos da administração municipal. Fez elogios à população presente aquela ocasião, pois segundo ele era uma oportunidade de todos sugerirem, de solicitar ou até mesmo criticar alguma ação que não estivesse no agrado de alguém. Das muitas reivindicações que o bairro tem, disse o Cristiano que uma de suma importância seria a aquisição de uma ambulância para o bairro João Paulo II, finalizando assim sua fala.


Esteve presente também o vereador e secretário da Câmara Municipal de Iguatu, João Lázaro, onde o mesmo destacou aquele momento como de muita importância para todos não só do João Paulo II, mas sim de todo o Iguatu, “... que depois da administração do Prefeito Agenor Neto a saúde andou a passos largos desde o primeiro ano de sua administração, onde na ocasião tínhamos o Dr. José Ilo Dantas à frente dessa pasta e que o mesmo sempre se mostrou incansável, por todos os dias estar, por exemplo, no Hospital Regional de Iguatu, ouvindo dos pacientes as suas reclamações e sabendo deles se estavam sendo bem atendidos. Isso sim é se preocupar com a população mais carente...”. João Lázaro ainda fez elogios a equipe da saúde pelos resultados conseguidos.

Dr. Joab aproveitou a oportunidade para também apresentar ao bairro a nova Secretária Adjunta da Saúde, a Dra. Sheyla Martins, que com uma larga experiência em saúde pública estava vindo para somar ao trabalho já desenvolvido por todos e assim aprimorar a cada dia os nossos serviços de saúde.


Para finalizar a vasta explanação dos avanços de saúde esteve também presente o Dr. Plutarco, atual diretor do Hospital Regional de Iguatu, que também relatou os avanços conseguidos nos últimos anos daquela unidade de saúde que tão bem tem resolvido inúmeros problemas da população não só de Iguatu, como também de todas as cidades circunvizinhas. Entre os avanços apresentados falou da implantação de uma ouvidoria para ouvir os reclames dos usuários e também da aquisição de novos aparelhos recem chegados que na totalização chegam a uma cifra de mais de R$ 3.700.000,00 que irão sem sombra de dúvidas melhorar cada vez o atendimento a população de todos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia do Enfermeiro é comemorado com uma confraternização



Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Nos dias atuais os enfermeiros tem desempenhado um papel ímpar na saúde pública, quer seja na atenção primária (PSFs e Postos de Saúde), como na atenção secundária (Clínicas Especializadas e Hospitais).

Aqui em Iguatu a data foi lembrada pela Secretaria de Saúde, onde O Secretário Dr. Joab Soares, a Sec. Adjunta Dra. Sheyla Martins juntamente com a Coord. da Atenção Básica do Município Dra. Lana Carina, realizaram uma confraternização num restaurante da cidade, onde os enfermeiros receberam uma comenda para marcar o seu dia. Logo após foram sorteados vários brindes entre os profissionais presentes ao evento.

Segue abaixo fotos que marcaram a ocasião:






quarta-feira, 11 de maio de 2011

ENFRENTAMENTO AO USO DE DROGAS

Sec. Dr. Joab Soares discursa para o público presente

Articulando ações de Prevenção, Tratamento, Repressão tráfico e Reinserção Social para a integração de políticas públicas.

Neste dia 10 de maio, realizamos o 1º Seminário Municipal aderindo ao Projeto PACTO PELA VIDA, de iniciativa da Assembléia Legislativa do Ceará, que visa contribuir para reforçar a capacidade do Estado na mobilização de meios e recursos necessários à implementação de uma política de enfrentamento ao uso de drogas, bem como reforçar a articulação e cooperação entre a sociedade e as instituições necessários à sua execução.

O evento aconteceu no Teatro Pedro Lima Verde com a participação de diversas secretarias municipais assim como outras entidades, sendo os participantes divididos em grupos para debate dos quatro eixos de discussão: PREVENÇÃO, TRATAMENTO, REPRESSÃO E INSERÇÃO SOCIAL.

Na ocasião o Dr. Joab Soares de Lima ressaltou a importância de trabalhar políticas públicas no enfretamento ao uso de drogas no município, inclusive com a reativação do COMADI (Conselho Municipal Antidrogas).

A discução dos grupos resultou em propostas para o enfrentamento do problema, de acordo com cada eixo, além da escolha de dois delegados por eixo, que participarão da fase regional na cidade de Icó-CE.
Web Analytics