Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uso de celular pode causar câncer?

A possível relação entre o uso do celular e o desenvolvimento do câncer é polêmica. Há muito tempo que a comunidade científica mundial debate a possibilidade de os campos magnéticos emitidos pelos celulares causarem danos ao corpo, mas os estudos da área ainda são inconclusivos.

Esses aparelhos podem danificar o organismo devido à sua proximidade com o cérebro, que absorve a energia eletromagnética emitida pelo telefone durante uma chamada. A intensidade da energia varia de acordo com o modelo do celular, qualidade do sinal, antena do aparelho e Estação Rádio-Base. Crianças correm mais riscos de serem afetadas por terem o osso craniano menos espesso, estando mais expostas à radiação.

Um estudo recente chamado Interphone (publicado na revista International Journal of Epidemiology) avaliou mais de 10 mil pacientes portadores de câncer cerebral - glioma ou meningioma - em 13 países. Os pesquisadores analisaram a relação entre o surgimento da doença entre os participantes, que usavam o celular em diferentes intensidades. Desde esporadicamente até frequentemente (uma ligação por semana desde ao uso diário).

Os resultados do estudo mostraram que em usuários que não utilizam celulares frequentemente, o risco de câncer neural é mais baixo. Porém, os resultados mostraram também que ouve uma tendência de aumento de glioma em pacientes que usaram o celular por mais do que 1640 horas. Porém, os autores do estudo afirmam que existe a possibilidade de haverem falhas nas análises dos dados.

Outros estudos que já foram feitos sobre o tema também não apresentam conclusões definitivas. Pesquisas de avaliação biológica entre irradiação eletromagnética não ionizante e câncer não foram conclusivas, e estudos epidemiológicos que avaliam os riscos do uso do celular para a saúde também não têm resultados claros. Assim, não se sabe se o uso de telefones celulares realmente pode prejudicar a saúde.

Como não existem evidências de que os riscos sejam reais, o Dr. Leandro Ramos, da Oncomed BH, aconselha que as pessoas sigam o “Princípio da Precaução, ou seja, reduzir o contato das crianças com os telefones celulares e nos adultos, além de reduzir a frequência da utilização destes aparelhos, utilizar sempre que possível os fones de ouvidos para as chamadas telefônicas mantendo o aparelho celular afastado do corpo”. Aproximadamente 4,6 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam telefones celulares.
Fonte: Link Comunicação Empresarial

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tratamentos controlam as dores crônicas e melhoram a qualidade de vida do paciente

Antigamente, a dor era vista apenas como uma forma de expressão de agressões ou como fonte de sofrimento e punição teológica. Atualmente a dor é considerada um sinal de problemas de saúde, e diversas pesquisas e estudos são desenvolvidos para que avanços no tratamento dela possam ser feitos.

A dor é responsável por grande parte dos gastos feitos com saúde. Nos Estados Unidos, os custos estimados são de 150 bilhões de dólares por ano. Como no Brasil não existem estudos econômicos sobre esse tema, os dados americanos são utilizados como referência, mas as estimativas são de que o problema seja mais grave, devido à situação nacional do sistema de saúde e da economia.

A terapia da dor foi implantada no Brasil 30 anos atrás, e desde então as dores deixaram de ser vistas como inevitáveis. Com os tratamentos apropriados, diversos problemas como as enxaquecas e as dores que acompanham doenças graves podem ser controlados e evitados.

Um exemplo do que pode ser feito para a limitação da dor é o uso das terapias alternativas. Exercícios mentais podem ajudar na diminuição das dores do parto e a aplicação da acupuntura e de técnicas de relaxamento e hipnose já se tornaram comuns no tratamento de diversas doenças.

Em todo o mundo, as dores mais predominantes são as dores de cabeça (33%), dores menstruais (33%), dores nas costas (30%) e dores musculares (20%). No Brasil, cerca de 30% de pacientes que sofrem de dores crônicas não fazem o tratamento correto desse sintoma, especialmente quanto aos medicamentos.

10º SIMBIDOR - Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro acontecerá a décima edição do SIMBIDOR em São Paulo. 170 especialistas brasileiros e estrangeiros discutirão o tema durante quatro dias, debatendo sobre novos recursos diagnósticos, avanços nas terapias de tratamento da dor e outros tópicos. O objetivo do evento é dar aos participantes uma melhor compreensão da dor e as consequências que ela tem nos pacientes e na sociedade. Como explica o presidente do simpósio, Cláudio Fernandes Corrêa, "o conceito do evento não muda, mas as propostas de terapias diagnósticas e de cuidados se ampliam e se aperfeiçoam, possibilitando a um maior número de profissionais levar mais qualidade de vida a um número cada vez maior de pessoas".
Fonte: Baruco Comunicação Estratégica

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pressão dos pais torna as crianças exigentes quanto a alimentação

Pais que pressionam seus filhos a comerem certas comidas podem estar incentivando as crianças a serem exigentes em relação à sua alimentação.

Pesquisadores da Universidade Loughborough (na Inglaterra) entrevistaram 104 mães de crianças entre três e seis anos. A maioria das participantes era branca, escolarizada e de peso saudável.

Uma análise das respostas dadas pelas mães mostrou que incentivar crianças a comerem coisas que elas não queriam aumentava significativamente as chances de elas se recusarem a comer. As respostas das mães mostraram também que esse tipo de atitude é mais comum em crianças com certo tipo de comportamento emocional e também em crianças cujos pais utilizam a alimentação como meio de formação de comportamento. Pais que não encorajavam dietas balanceadas também tinham mais dificuldade em fazer com que seus filhos comessem o que não queriam.

Para a pesquisadora Claire Farrow, um pouco de pressão dos pais é comum, mas depende da situação. “Se o objetivo é fazer com que a criança coma mais comida porque o pai quer, então isso mostrou ser contraprodutivo. Crianças deveriam poder parar de comer quando elas estão cheias se elas são capazes de regular seu apetite apropriadamente. Porém, se o objetivo é fazer com que a criança experimente um novo alimento que eles não querem, então algumas pesquisas recentes mostraram que o encorajamento gentil e recompensas positivas por elas experimentarem novos alimentos podem ser uma estratégia bem sucedida”.

A pesquisadora também explica que crianças saudáveis nascem com a capacidade de regularem sua fome e saberem quando estão cheias. A pressão que os pais exercem para que as crianças comam mais quando elas já estão satisfeitas podem fazer com que ela tenha problemas para controlar seu apetite no futuro.

Claire aconselha que os pais deixem as crianças definirem quando estão com fome e não as obriguem a comer se já estiverem satisfeitas. Na hora das refeições ofereça apenas as opções saudáveis de alimentação, deixando que elas escolham. Se as crianças não comerem, também não é indicado que os pais forneçam comidas insalubres para compensarem.
Fonte: Live Science

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeito Agenor Neto entrega unidade básica de saúde no sítio Logradouro


A população do sítio Logradouro, no Distrito de José de Alencar, recebeu na última quinta-feira (23), às 19 horas, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) denominada Francisco Alves de Oliveira. Um grande número de pessoas participaram da inauguração e conheceram as novas instalações, que agora passa a oferecer conforto e comodidade a todos que buscam atendimento médico naquela localidade.

A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal Agenor Neto, do vice João Alencar, dos vereadores Ednaldo Lavor, João Lázaro e Ronald Bezerra, secretários municipais, lideranças comunitárias e população em geral.

Durante a inauguração o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, falou das melhorias realizadas na área da Saúde. "Estamos construindo 25 unidades de saúde semelhantes a essa em várias localidades deste municípío. Somente aqui no Distrito de Alencar, 09 unidades estão sendo contruídas. Sei que o prédio é bom e importante, mas nós precisamos ter equipe, e isto tem me angustiado muito, mas em breve vamos resolver esses problemas com a realização do concurso público, onde iremos oferecer vagas para médicos, enfermeiros e outros profissionais, e dessa forma melhorar o atendimento de saúde em todas regiões do nosso município", disse Agenor Neto.

O representante da comunidade, Francisco de Evaristo, falou sobre a nova unidade. "A nossa comunidade está muito feliz em receber esse benefício, e eu creio que diante de uma obra como essa, a gente realmente pode dizer que acredita na política". Ele também agradeceu ao prefeito Agenor Neto e também ao vereador Ednaldo Lavor, representante político da localidade, pelo trabalho que está sendo realizado em favor das pessoas mais carentes em toda a região.

Fonte: Iguatu Noticias(Luiz Vasconcelos)

Parar de fumar melhora a memória

Deixar de fumar é extremamente benéfico para a saúde de forma geral, mas pesquisadores ingleses descobriram uma vantagem específica do abandono do hábito – o melhor funcionamento da memória.

Pesquisadores da Universidade Northumbria, na Inglaterra, selecionaram 69 pessoas para participarem de um tour pelo campus da universidade. Dessas pessoas, 27 eram fumantes, 18 eram ex-fumantes e 24 nunca tinham fumado.

Essas pessoas tiveram que realizar tarefas em cada uma das locações onde foram levadas – 15, ao total. As tarefas envolviam funções de memória que estavam relacionadas aos locais. Na biblioteca, por exemplo, elas deveriam se lembrar de checarem se seus telefones tinham recebido mensagens. No centro esportivo deveriam perguntar sobre os custos de ser sócio.

Os resultados do experimento mostraram que os fumantes realizaram 8,9 das tarefas corretamente, sendo que os ex-fumantes realizaram 11 tarefas com sucesso e os que nunca fumaram performaram 12,1.

Existem estudos que apontam que o abandono do tabagismo melhora o funcionamento da memória retrospectiva – a habilidade de aprender novas informações e retê-las. Esse novo estudo mostra progressos na memória prospectiva- a habilidade de se lembrar de uma tarefa e realizá-la em um momento futuro.

“Nós já sabemos que parar de fumar têm benefícios enormes de saúde para o corpo, mas esse estudo também mostra como parar de fumar pode ter um efeito repercussivo na função cognitiva também”, afirma o pesquisador Tom Hefferman. A pesquisa será publicada no periódico Drug and Alcohol Dependence.
Fonte: Live Science

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Frutas de polpa branca protegem contra derrame

Pesquisadores podem ter descoberto mais um benefício do consumo de frutas e vegetais. De acordo com um estudo holandês, vegetais e frutas de polpa branca (como maçãs e peras) podem exercer uma função protetora contra derrames.

Estudiosos acompanharam 20.000 adultos que, ao integrarem a pesquisa, tinham uma idade média de 41 anos e ausência de doenças cardiovasculares. Nos 10 anos que se seguiram ao recrutamento dos participantes, 233 pessoas sofreram derrames. Analisando esse evento com a alimentação dos indivíduos, os pesquisadores estabeleceram que as pessoas que consumiam mais frutas de polpa branca e vegetais tinham chances 52% menores de terem um derrame.

Os pesquisadores acreditam que esse tipo de alimento pode diminuir os riscos de um derrame acontecer porque são ricos em fibras e em um flavonóide
chamado quercetina. Outros alimentos que se encaixam dentro da categoria de “alimentos brancos” seriam as bananas, pepinos e couve-flor.

“Para prevenir derrames, pode ser útil consumir quantidades consideráveis de frutas brancas e vegetais. Por exemplo, comer uma maçã por dia é uma forma fácil de aumentar o consumo de frutas brancas e vegetais. Frutas e vegetais e outros grupos de cores podem proteger contra outras doenças crônicas”, afirma Linda M. Oude Griep, da Universidade Wageningen.

Um questionamento feito pela comunidade médica aponta que talvez os resultados obtidos na pesquisa sejam apenas reflexo de hábitos saudáveis e dietas ricas em frutas e vegetais em geral. Mais estudos são necessários para que os resultados da pesquisa holandesa sejam confirmados.

Fonte: Live Science

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Baixos níveis de açúcar no sangue explicam por que obesos não resistem a impulsos alimentares

Pesquisadores da Universidade Yale (EUA) desenvolveram um estudo com o objetivo de avaliar porque obesos têm mais dificuldades de controlar seus impulsos de consumir alimentos calóricos ou com muito açúcar.

Quando pessoas de peso normal sentem fome, o organismo envia sinais ao cérebro que o informam que o corpo precisa de alimento. Quando essa necessidade é preenchida, o organismo se sente satisfeito e não volta a ativar o cérebro por esse motivo por aproximadamente 5 horas. Mas em pessoas obesas, o corpo pode sentir necessidade de comer apenas pouco tempo após já ter se alimentado.

Em um experimento, os pesquisadores fizeram ressonâncias magnéticas em pessoas saudáveis, sendo que alguns indivíduos eram obesos. A ressonância mostrou que quando os níveis de glucose no sangue caem, a região do cérebro que regula impulsos não consegue controlar a vontade de que doces e lanches calóricos sejam consumidos. Uma comparação entre os resultados dos voluntários obesos e não obesos mostrou que em obesos esse impulso é especialmente forte.

Outro resultado encontrado pelos pesquisadores mostra que em pessoas de peso normal, o desejo de comer alimentos calóricos desaparecia quando ela se alimentava e os níveis de açúcar no sangue se normalizavam. Já em pessoas acima do peso, o consumo de alimentos não reduzia o desejo. Isso pode indicar que em obesos, o mecanismo de restrição associado à glicose foi perdido, explicando porque essas pessoas sentem vontade de comer pouco tempo depois da última refeição.

O estudo fornece informações que podem ajudar a compreensão do motivo pelo qual obesos com níveis flutuantes de açúcar no sangue têm mais dificuldades para resistirem a alimentos que podem ser prejudiciais à sua saúde e proporcionarem ganho de peso.
Fonte: Live Science

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rir é o melhor remédio para a dor

Dizem que ir é o melhor remédio, e, segundo pesquisadores na Grã-Bretanha, para dor ele é mesmo. Mas não é um risinho tímido, mas uma boa gargalhada, daquelas que fazem rir quem estiver do seu lado.

Robin Dunbar, diretor do Instituto de Antropologia Social e Cultural da Universidade de Oxford, na Inglaterra, diz que assistir apenas 15 minutos de uma comédia pode diminuir a dor em até 10%.

Para o experimento, pacientes foram divididos em dois grupos, um que assistiu comédias como “Mr. Bean” e “Friends”, e o segundo que assistiu programas de TV sobre golfe.

“Existem poucas pesquisas que tentam explicar o porquê rimos e qual o papel ele desempenha na sociedade”, diz Dunbar. Usando microfones, os cientistas gravaram as reações dos voluntários, e constatou-se que os que assistiam comédia riram por um terço do tempo. A tolerância à dor desses participantes aumentou em conseqüência disso.

"Nós acreditamos que o efeito é provocado pela corrida da endorfina no corpo, o que pode explicar por que o riso desempenha um papel tão importante em nossas vidas sociais", diz Dunbar.

“Quando as pessoas riem de forma intensa, o esforço físico os deixa exaustos e desencadeia a liberação de endorfinas de proteção - um dos produtos químicos neuropeptídeo complexo produzido no cérebro, que controla a dor e promover sentimentos de bem-estar”, explica. O estudo foi publicado online em Proceedings of the Royal Society B.
Fonte: UPI

sábado, 17 de setembro de 2011

Maconha pode causar câncer nos testículos

Um em cada quatro pacientes com câncer de testículo consome maconha regularmente, segundo estudo realizado pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) com pacientes atendidos no setor de urologia.

"O usuário crônico da droga pode ter uma alteração hormonal que favorece o surgimento dos tumores no órgão", aponta Daniel Abe, urologista do Icesp e um dos responsáveis pela pesquisa.

Ele afirma ainda que as pessoas que usam a droga têm de duas a três vezes mais riscos de desenvolver tumores cancerígenos do que os não consumidores.

"Sem contar que a doença em quem usa maconha geralmente é mais agressiva e tem uma evolução bem maior", diz.

O câncer de testículo atinge principalmente pacientes com idades entre os 15 e 34 anos e apresenta altos índices de cura. "Se for diagnosticado precocemente, com tumores localizados apenas nos testículos, as chances de cura são de 90% a 95%.
Fonte: Jornal Correio do Povo

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Transplante de fígado: a espera por um doador

Em todo o país cerca de cinco mil pessoas aguardam em uma fila a chance de realizar um transplante de fígado. O ex-jogador Sócrates está para entrar na fila e se juntar aos que aguardam a chance de receber um novo fígado. A ordem é rigorosamente determinada pela gravidade de cada caso. Sócrates sofre de cirrose, provocada pelo abuso do álcool e, segundo a esposa dele, a possibilidade de um transplante de fígado começou a ser considerada.

Aproximadamente 1,5 mil transplantes de fígado são feitos por ano no Brasil e 80% deles tem bom resultado. O procedimento já é rotineiro no Brasil, e furar a fila é praticamente impossível de acordo com o médico Bem-Hur Ferraz Neto, presidente da Associação Brasileira de Transplantes. O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar claro o seu desejo de ser doador. Não é preciso deixar nada por escrito. Para mais informações, o número de atendimento disponível na página do Ministério da saúde é:

A lei de doação de órgãos
Recentemente aprovada no Congresso, a chamada doação presumida entende que toda pessoa que morre tem seus órgãos passíveis de serem retirados para transplante, a menos que o doente tenha declarado em vida que não deseja ser doador. Um aspecto favorável é que todo cidadão pode declarar se quer ser doador de órgãos por ocasião da obtenção da carteira de motorista ou de identidade. Os que não fizerem essa declaração são presumidamente doadores.

A antiga lei de doação de órgãos, de 2003, obrigava a notificação de um paciente com morte encefálica à secretaria de saúde do seu Estado. As providências eram tomadas no sentido de que esse paciente seja eventualmente aproveitado como doador de órgãos. Mas o doador deve manifestar o desejo de doar em vida, ou algum familiar deve concordar em realizar a doação.

Política Nacional de Transplantes de órgãos e tecidos
Segundo o site da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a Política Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos tem seu fundamento na Lei nº 9.434/1997 e Lei nº 10.211/2001, garantindo a gratuidade da doação, a beneficência em relação aos receptores e não maleficência em relação aos doadores vivos. Garantias e direitos também são garantidos aos pacientes que necessitam destes procedimentos e regula a rede de assistência, funcionamento de equipes e instituições. A política de transplante está em sintonia com as leis que regem o funcionamento do SUS.

Ceará tem maior número de transplantes de fígado
O estado com maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes é o Ceará. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) afirmam que o estado realizou 18,2 transplantes de fígado por milhão de habitantes no primeiro semestre de 2011. São Paulo e Minas Gerais, no mesmo período, tiveram 16,5 e 16 transplantes por milhão de habitantes, respectivamente.

Por Catharina Apolinário do Vida Equilibrio

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Anvisa proíbe uso de fitoterápico para emagrecer e mais oito produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição, comércio e uso de nove medicamentos fitoterápicos, entre eles o chá sete ervas, usado para combater a obesidade. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

Dentre os produtos vetados estão a Flor da Catingueira, recomendada para os que buscam fonte alternativa de vitamina C, e elixir do Pai João, usado para impotência sexual.

De acordo com a publicação a resolução entra em vigor nesta quarta e passa a valer mesmo para as unidades que já disponibilizaram os medicamentos no mercado.

Conheça a lista dos produtos vetados:

Chá sete ervas - Recomendado para obesidade, colesterol, celulite, gordura localizada

Flor da Índia (xarope) - Boca amarga, cólica de fígado ou rins, prisão de ventre e dor de cabeça

Flor do Sertão (xarope) - Hepatite, úlcera gástrica, pedras na vesícula e ácido úrico

Flor da Catingueira - Fonte alternativa de vitamina C, com extratos de plantas

Umburana Composta - Tratamento de infecções nos rins, fígado e vesícula

Nutri Plantas (ervas medicinais) - Úlcera, azia, boca amarga e dores gástricas

Folha Santa - Derrames (AVC), palpitações no coração e indicado como "tônico do coração"

Elixir do Pai João (fitoterápico) - Dores de barriga, impotência sexual e perda de memória

Tayu Caroba (elixir natural composto) - Eliminação de cravos, espinhas, tumores e feridas crônicas
Fonte: UOL

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ceará é o segundo do país em transplantes de coração


Referência nacional e internacional em transplante cardíaco, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes comemora os dados divulgados recentemente no relatório do Registro Brasileiro de Transplante, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), onde destaca-se como o segundo hospital do país a realizar mais transplantes no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas de São Paulo.

Foram 11 procedimentos que aconteceram de janeiro a junho de 2011. Até setembro, a equipe da Unidade de Transplante e Insuficiência do HM já registra 16 transplantes de coração. O relatório revela ainda que o Ceará também se posiciona como segundo colocado na estatística por milhão de habitantes, com uma média de 2.6 transplantes, ficando à frente de Estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador da Equipe de Transplante do HM, João David de Souza Neto, o Ceará manteve boa média em relação ao país. Ele observa que a quantidade de transplantes cardíacos pode ser ainda maior, ajudando a salvar mais vidas. Até esta segunda-feira, 12 de setembro, nove pacientes aguardam doação de um coração.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães - Contato: (85) 9998-7464

Fonte: SESA/CE\

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PSF do sítio Tamboril em Suassurana é inaugurado neste dia 10 de setembro

A comunidade do Sítio Tamboril, localizada no distrito de Suassurana comemorou neste sábado (10) o recebimento de mais um equipamento para os moradores daquela região. A prefeitura de Iguatu entregou para aquela comunidade o prédio que vai funcionar o posto de saúde do sítio Tamboril. Denominado de Horário Cazé, antigo morador daquela região onde atuou como uma liderança no sítio Tamboril, o posto de saúde recebeu esse nome através de um projeto de lei do vereador Bandeira Jr. que representa aquela região. O vereador Bandeira também requereu a construção da obra que agora vai beneficiar muitas famílias residentes naquela região.

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Saúde do Município, Dr. Joab Soares de Lima, secretários do município e moradores do sítio Tamboril. O PSF tem dois consultórios, um ambulatório, banheiro e sala de espera que irá dar suporte para o atendimento de médicos e enfermeiros que irão atuar naquela área. Para o secretário de Saúde, Dr. Joab Soares, os atendimentos na zona rural são feitos através de um calendário onde médico e enfermeiros atendem no local, os moradores da região.
Fonte: Iguatu Diário

sábado, 10 de setembro de 2011

Leitos da UTI já estão lotados no Hospital Regional do Cariri

O Hospital Regional do Cariri (HRC) atinge a marca de mais de três mil atendimentos no setor de urgência e emergência, desde que foi aberto no dia 22 de agosto. A média é de 250 procedimentos por dia, com uma equipe de 12 médicos que se revezam a cada 8 horas, com quatro especialistas. O setor tem funcionado com os atendimentos por Classificação de Risco, o Protocolo Manchester, introduzido pela primeira vez na região. Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), direcionados ao pronto atendimento, já funcionam com todos os leitos ocupados. Em quinze dias de funcionamento, o setor de emergência e urgência do HRC já registra alto número de pacientes.

A população ainda vem se adaptando ao novo método, conforme a direção do hospital. Mesmo não tendo um grande impacto em hospitais da Capital, com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF), tem sido grande a demanda regional direcionada ao novo equipamento de saúde no Cariri.

A diretora do Hospital, Demostênia Coelho, define o perfil do paciente do Cariri como aberto, já que tem recebido toas as pessoas, na área de pronto-atendimento, principalmente no que diz respeito ao encaminhamentos que antes eram feitos para a capital, e que agora são atendidos na região.

O diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Henrique Javi, responsável pela gestão do HRC, diz que o sistema tem a finalidade de suprir a demanda da Capital, a partir do momento que toda a rede de saúde planejada esteja realmente toda montada no Estado, e que Fortaleza começará a sentir o reflexo disso. O Cariri é a macrorregional mais distante da Capital, e mesmo assim o serviço de saúde da região já cobria muitos atendimentos, por conta dos hospitais de referência já existentes em Barbalha, em Crato, e também em Juazeiro do Norte. "Por essa distância, a própria Capital sente menos essa ação, principalmente de pacientes graves, porque a região continua suprindo essa necessidade", explica ele.

O gestor diz que na medida em que o hospital for se consolidando, vai dar suporte aos atendimentos eletivos, principalmente de traumas. Atualmente, segundo ele, a atenção está muito focada na urgência e emergência, mas na medida em que esses procedimentos forem todos implementados, haverá uma melhoria significativa para o paciente que precisa de uma cirurgia eletiva. Um dos serviços será na área de traumato-ortopedia de alta complexidade, que ainda não foi concretizado. Alguns equipamentos do setor ainda estão sendo montados.

Henrique Javi destaca a forma de atendimento que vem sendo feita com a classificação de risco, com as prioridades de atenção. "Esse é um efeito que acaba percebendo, onde os pacientes mais graves entram e os menos graves aguardam", explica. O hospital atende as microrregionais das cidades de Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Icó.

Outros Estados
Ainda são poucos os atendimentos de outros Estados. De acordo com Demostênia, ocorreu apenas um caso isolado de um paciente que estava em casa de familiares no Juazeiro. O usuário chegou a ser atendido no local, mas diferente da demanda que se esperava do maior número de pacientes de Estados como Paraíba, Piauí e até Pernambuco. "O que tem vindo de fato são os pacientes da nossa referência, incluindo as cinco micros", afirma. Nos finais de semana, a maior parte dos atendimentos tem sido de acidentados de motos.

A diretora afirma que tem solicitado dos prefeitos e secretários que os atendimentos que podem ser feitos nos Municípios não sejam direcionados ao hospital. Henrique Javi avalia que a média de atendimento tem sido muito boa, e esse é um bom começo, depois de duas semanas de funcionamento desses setores. Ontem, familiares aguardavam notícias de pacientes na entrada da emergência do hospital e criticavam o que eles chamavam de descaso, pela falta de informação. Uma delas era a esteticista Ivoneide Maria de Medeiros. Ele afirma que o seu irmão sofreu um acidente em uma cidade próxima, mas os procedimentos demoraram muito para acontecer, para realmente saber a situação do seu irmão.

A usuária Soraia Helena Silvino elogia o atendimento no HRC, já que por duas vezes teve que levar seu irmão ao local, vítima de convulsões. "Não tenho o que dizer, porque houve uma atendimento rápido e agora ele se encontra internado e foi bem tratado", diz.

Outros procedimentos relacionados a casos voltados para a neurocirurgia são encaminhados para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha, que é referenciado na região.
Fonte: Diario do Nordeste

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cura para calvície pode estar em células-tronco na gordura da pele

Quem sofre com a calvície tem agora nova esperança. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram a fonte dos sinais que desencadeiam o crescimento dos cabelos. Essa descoberta pode ser a solução para a calvície.

Os pesquisadores identificaram células-tronco dentro da camada de gordura da pele e demonstraram que os sinais moleculares dessas são necessários para estimular o crescimento de pêlos. Segundo os cientistas, os homens calvos continuam tendo essas células-tronco nas raízes dos folículos, mas essas perdem a capacidade de induzir a regeneração capilar.

Os especialistas explicam que, quando o cabelo morre, a camada de gordura no couro do cabelo diminui, e quando o crescimento do cabelo começa, ela se expande. De acordo com os pesquisadores, as células-tronco envolvidas na criação de novas células de gorduras são necessárias para regeneração do cabelo.


"Se conseguirmos que essas células de gordura na pele conversem com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, poderíamos ser capazes de fazer o cabelo crescer novamente," disse Valerie Horsley, uma das autoras da pesquisa.

Fonte: Diário da Saúde

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dose diária de álcool faz mulheres envelhecerem com saúde, diz estudo

Trabalho foi baseado em dados de pessoas com média de 58 anos. Médicos da Escola de Saúde Pública de Harvard conduziram a pesquisa. Benefícios valem para mulheres de meia-idade que consumiram até uma dose por dia de álcool.

Mulheres de meia-idade que bebem uma dose de bebida alcoólica por dia (até 15 gramas de álcool) envelhecem com mais saúde, segundo um estudo divulgado por médicos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e do hospital Brigham and Women, centro especializado na saúde da mulher em Boston, nos Estados Unidos.

Coordenado pelo especialista em nutrição e epidemiologia Qi Sun, o trabalho leva em conta dados de questionários respondidos por 121.700 enfermeiras sobre hábitos alimentares. As perguntas fazem parte de um levantamento feito em todos os estados dos Estados Unidos sobre a saúde dessas profissionais.

A grande maioria (97,1%) das enfermeiras não bebiam mais do que o equivalente a 3 doses por dia (até 45 gramas de álcool). Os pesquisadores analisaram como envelheceram as 13.984 enfermeiras que sobreviveram depois dos 70 anos.

Apenas uma dose diária elevou em 20% as chances de uma velhice saudável - sem doenças crônicas no coração, diabetes, limitações físicas ou mentais - na comparação com as enfermeiras que nada bebiam. Aquelas que bebiam regularmente - de cinco a sete dias por semana - tinham chance até 50% maior de um envelhecimento melhor quando comparadas com as abstêmias.

Beber mais do que uma dose mostrou-se menos eficiente para garantir uma velhice mais saudável, segundo a pesquisa. Fatores de risco como cigarro foram descontados na análise dos médicos.

Os resultados foram divulgados na publicação de livre acesso "PLoS Medicine". Dados sobre o estudo podem ser conferidos aqui (em inglês).
Do G1, em São Paulo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Licença-maternidade pode ser ampliada em casos de bebês prematuros.


A licença-maternidade pode ser ampliada em caso de bebês que nascerem prematuros ou que necessitem ficar internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTI). A medida faz parte do projeto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal.

Em caso de bebê prematuro, o projeto aumenta a licença-maternidade pelo período que faltaria para a mãe completar 37 semanas de gravidez, prazo em que o bebê pode nascer normalmente. Entretanto, só terão direito ao benefício mulheres que trabalham em empresas que participam do

Programa Empresa Cidadã, que aumentou a licença de 20 dias para 180 dias. Para ter direito, é preciso pedir a prorrogação da licença até o fim do primeiro mês após o parto.

A matéria segue, agora para as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para o Senado.

domingo, 4 de setembro de 2011

Intensidade do relacionamento entre mãe e filho influencia habilidades sociais da criança


Bebês irritáveis que são fortemente ligadas às suas mães têm maiores chances de serem mais sociáveis do que crianças que não têm esse tipo de relacionamento.

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, avaliaram essa ligação. Cientistas acompanharam 84 crianças desde o nascimento até os dois anos de idade. Quando os bebês completaram um mês de vida, os pesquisadores realizaram um teste na própria casa da criança, avaliando suas reações a eventos e estímulos. Esse foi o método utilizado para a medição da irritabilidade. Um terço dos participantes foi classificado como altamente irritável e dois terços como moderadamente irritáveis.

Para a medição da ligação entre mãe e filho, os pesquisadores observaram o comportamento dos bebês quando confrontados com situações ameaçadoras aos 12 meses de idade. Quando a ligação é forte, os bebês buscam a mãe para conforto se estão amedrontados ou perturbados. Se a ligação é mais fraca, as crianças não agem dessa maneira.

Quando as crianças completaram 18 e 24 meses, elas foram levadas a um laboratório, onde os pesquisadores avaliaram como elas interagiam com adultos e brinquedos desconhecidos. Esse experimento mostrou que as crianças que eram altamente irritáveis enquanto bebês e tinham ligações fortes com a mãe se tornaram crianças mais sociáveis. As crianças altamente irritáveis com ligações mais fracas com suas mães eram menos sociáveis e exploraram menos o ambiente.

O experimento mostrou também que em crianças moderadamente irritáveis a ligação com as mães não exerceu influência nas suas habilidades de exploração e socialização. A pesquisa foi publicada no periódico Child Development.

Fonte: UPI

sábado, 3 de setembro de 2011

Ceará tem 1.500 casos de dengue em uma semana

As estatísticas de dengue seguem em crescimento no Ceará. Nesta sexta-feira (2), em boletim, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), confirmou o registro de mais 1.569 casos da doença em somente uma semana.

Ao todo o Ceará soma hoje 46.052 casos de dengue. O número representa, também, o segundo maior índice de registros da doença na história do Ceará. No último dia 26 o Estado havia fechado a semana com 44.483 casos e um aumento de 917 registros relação à semana anterior. O recorde da doença, de 1994, é de 47.789 casos.

Mortes
O Ceará mantém o mesmo número de mortes por dengue em relação às últimas semanas, apesar do índice crescente da doença. De acordo com a Sesa, aconteceram 55 óbitos este ano, mas outras nove mortes ainda estão sendo investigadas.

Dados de Fortaleza
Somente na Capital são 26.979 casos confirmados de dengue. De acordo com informação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), existem ainda 3.711 casos sob investigação. Em Fortaleza foram confirmadas 24 das 55 mortes por dengue em todo o Ceará.

Fora de Fortaleza o maior número de mortes aconteceu em Caucaia, com cinco óbitos.
Fonte: Diario do Nordeste

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estudo associa consumo de café a um menor risco de Alzheimer

O consumo de café na meia-idade pode reduzir os riscos de desenvolver doença de Alzheimer e outras demências na velhice, segundo estudo finlandês e sueco publicado no Journal of Alzheimer's Disease.

Os pesquisadores da Universidade de Kuopio e do Instituto Karolinska avaliaram dados de mais de 1,4 mil pessoas com idades entre 65 e 79 anos que participaram de um projeto de pesquisa nas décadas de 70 e 80, e que foram re-examinados pelos pesquisadores no ano de 1998. E, em 21 anos de acompanhamento, foram registrados 61 casos de demência (48 de Alzheimer).

As análises indicaram que aqueles que tomavam café na meia-idade tinham menor risco de demência e Alzheimer mais tarde, comparados com aqueles que não consumiam a bebida. O menor risco – 65% menos chances de desenvolver a doença – foi observado entre aqueles que consumiam entre três e cinco xícaras de café por dia. Por sua vez, o consumo de chá era relativamente incomum entre os participantes e não foi associado a demências.

“Considerando o grande consumo de café globalmente, os resultados podem ter importantes implicações para a prevenção ou o atraso do início da demência e doença de Alzheimer”, destacam os autores. Porém eles defendem que mais estudos são necessários para confirmar os resultados e a utilidade de uma intervenção nutricional contra essas doenças; e para descobrir os mecanismos responsáveis pelo efeito, com objetivo de desenvolver novas terapias contra doenças neurodegenerativas.

Fonte: Journal of Alzheimer's Disease.
Web Analytics