A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemora de 01 a 07 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nesta segunda-feira, 01, no auditório do Hospital Regional, foi realizada uma reunião com várias gestantes que fazem acompanhamento do pré-natal nos postos de Saúde da Família, e contou com a presença da enfermeira Dra. Lúcia Vanda Teixeira de Freitas, que ministrou palestra explicando em detalhes a importância do aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida do bebê.
"A cada ano, o município tem progredido e melhorado na promoção do aleitamento e diminuição do desmame precoce, e isso traz grandes vantagens, pois o leite materno oferece imunidade, fazendo com que as nossas crianças não adoeçam", afirmou. Lúcia Vanda afirma que durante esta semana, a intenção é de promover algumas palestras intersetoriais, envolvendo as demais secretarias municipais, e funcionários do setor da saúde.
O Secretário de Saúde, Dr. Joab Soares, tem destacado a importância do engajamento social para que o aleitamento materno seja praticado com mais freqüência pelas mulheres. “O envolvimento de toda a família e da sociedade é muito importante para que a mãe se dedique ao seu bebê. Esse período é essencial, tanto para estreitar os laços de amor e carinho como também para ajudar no desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, a mãe precisa do apoio da família para que essa fase não seja interrompida”, destaca, lembrando que o aprimoramento do aleitamento materno, foi de fundamental importância para que o município de Iguatu conseguisse reduzir de forma drástica os índices da mortalidade infantil, que em 2010 atingiu a marca de 8,6 por mil nascidos vivos, números só comparados a países de primeiro mundo.
No Brasil, a semana acontece desde 1992. Conta com a adesão de 120 países e tem o apoio da Fundação das Nações Unidas para a Infância, Organização Mundial de Saúde e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O objeto geral das semanas de aleitamento materno é fortalecer a conscientização da população sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.
Fonte: Iguatu Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário