Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Padres Camilianos assumirão direção do Hospital Regional de Iguatu

Uma sessão especial aconteceu na Câmara Municipal de Iguatu, nesta terça-feira, 01, onde foi apresentado aos vereadores através do Secretário de Saúde, Joab Soares, o projeto de passar a administração do Hospital Regional de Iguatu para a Ordem dos padres camilianos.

Representando a instituição estiveram presentes na Casa do Povo Iguatuense, o Pe. Francisco Gomes da Silva, o diretor geral da instituição Camiliana Norte/Nordeste; Kalebe de Sousa e Silva – Diretor Administrativo do Hospital e Maternidade Madalena Nunes em Tianguá; Alcedir Rigelli – Diretor Geral dos Hospitais do Norte e Nordeste e Marcos Vinicius, diretor administrativo do Hospital de São Lucas do Crateús.

“A ordem nasceu para cuidar dos doentes. O próprio São Camilo passou por uma experiência de doença na vida dele. Ficou internado no Hospital São Tiago, em Roma, também conhecido por Hospital dos Incuráveis. Ele, compadecendo-se das dores dos outros, fundou uma instituição para cuidar dos doentes com dedicação. E essa associação desembocou numa instituição religiosa chamada pela igreja como ordem dos Ministros dos Enfermos, depois chamada de Camilianos, por causa de São Camilo. Há mais de 500 anos que a ordem atua nesta área da saúde, comandamos mais de 50 hospitais em todo o país e Iguatu será a mais nova aquisição” disse o Padre Francisco Gomes.

Para o Secretário Joab Soares a parceria com a instituição camiliana irá apenas reforçar pensamento da gestão atual, “ temos um único pensamento que é levar uma qualidade de atendimento a altura do povo iguatuense e de toda região. E para isto não mediremos esforços, trouxemos os padres carmelitas para isto, através da experiência vitoriosa em várias unidades hospitalares em todo o Brasil, faremos a passagem da administração do HRI para os religiosos que terão todo o nosso apoio neste processo. E vir até a Câmara Municipal de Iguatu apresentar este projeto é uma forma de demonstrar ao povo iguatuense o que iremos fazer até o final do ano” declarou o secretário.

“Atualmente, com mais de 85 anos de presença no Brasil, os camilianos contam com 15 comunidades religiosas, somando dezenas de religiosos, padres e irmãos; são responsáveis por aproximadamente 54 hospitais e outras instituições (próprios ou de terceiros); dirigem algumas faculdades e escolas com prioridade na área da saúde, entre as quais se destaca o Centro Universitário São Camilo, em São Paulo; exercem seu ministério em sete paróquias e em muitas capelanias hospitalares; animam a pastoral da saúde a nível nacional através do “ICAPS – Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde”, em conjunto com a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil, dioceses e paróquias. Com toda esta experiência e histórico temos a certeza que iremos fazer muito por Iguatu” declarou o Alcedir Rigelli – Diretor Geral dos Hospitais do Norte e Nordeste.

Durante a sessão vários vereadores questionaram os representantes da Ordem Camiliana, “ tenho a certeza que a Prefeitura de Iguatu está tomando decisão certa, é uma instituição com uma vasta experiência, até um hospital no Haiti eles estão construindo, se podem obter um sucesso na administração de hospitais aqui em Iguatu não será diferente” enfatizou o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor.

O projeto do executivo será enviado para os vereadores e se aprovado, a Ordem Carmelita irá iniciar os trabalhos no Hospital Regional de Iguatu no dia 1º de dezembro. A Ordem Camiliana administra no Ceará hospitais públicos nas cidades de Crato, Crateús, Tauá, Itapipoca, Tianguá, Limoeiro do Norte e Fortaleza (Cura D’Ars). Iguatu será a próxima cidade a ter os seus serviços.

Fonte: Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics