Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Eventos da Secretária de Saúde

Entrega de Camisas e Protetor Solar paras Agentes de saúde

Erradicação do trabalho Infantil

No dia 14 de junho foi realizada uma audiência na Câmara dos Vereadores sobre a Erradicação do Trabalho Infantil. O Vereador Aderilo falou da importância que tem uma criança hoje em dia, que lugar de criança é na escola, não é trabalhando. Hoje as crianças se sentem obrigadas a trabalhar pra ajudar os pais em casa. Porque os exemplos que eles têm, é dos pais trabalhando pesado em lixões, fazendas, na roça e entre outros trabalhos. Responsabilidade de todos, deixar de estudar é um risco. Jogue limpo com nossas crianças e adolescentes.

São João do CAPS 3

Aconteceu no dia 16 de Junho o São João do CAPS 3, uma festa organizada pela Coordenadora do CAPS Socorro Mendonça, pelos profissionais e ate pelos próprios pacientes que ficam feliz com a festa. Muita Musica, muita comida, muita diversão. Teve a presença da Secretária Adjunta da Saúde do Município, Dra. Sheila Martins, a Secretária de Saúde do Município Dra. Marlene Sena e a Secretária do Cabinete Izabel Alves.

Marlene Sena, Dra. Sheila Martins e Izabel Alves

Vacinação no PSF da COAHB

No dia 18 de junho aconteceu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. A ação durou das 8h às 17h nos postos de saúde da cidade. O público alvo da Campanha contra a Poliomielite foi o das crianças menores de cinco anos. Já contra o Sarampo foi vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal anterior. Foi muito importante os pais terem levado seus filhos para receberem as duas gotinhas, garantindo assim, a proteção contra a Paralisia Infantil e contra o Sarampo.

Vacinação nos PSF's

segunda-feira, 27 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A SAÚDE E AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO

Secretaria de Saúde do Município e comunidades rumo à
5ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IGUATU.


Desde o dia 19 de maio a Secretaria de Saúde de Iguatu (SSMI) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem visitado as diversas comunidades que fazem parte das áreas de abrangência das Equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do município, realizando, junto ás populações locais, as Pré-Conferências de Saúde, visando identificar as demandas e sugestões quanto à assistência prestada pelo SUS em Iguatu e em cada comunidade coberta pelo PSF.

A primeira Pré-Conferência aconteceu no PSF João Paulo II, quando a população presente teve a oportunidade de participar efetivamente por participar junto a equipe da Secretaria de Saúde dos problemas vivenciados por aquela comunidade. Na ocasião a comunidade elegeu seus delegados para representá-los e defender suas propostas e sugestões por ocasião da 5ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer no início do mês de julho deste ano.
CAIC, 19 de maio: equipe da SSMI e delegados escolhidos pela comunidade.


A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Iguatu terá como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", seguindo o estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde para a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Merece destaque durante todo o processo a participação popular nas Pré-Conferências. Pois têm enriquecido os debates quanto aos problemas enfrentados pela população e a administração pública no tocante à qualidade da assistência prestada no município.


PSF Alencar II, 25 de maio: aproximadamente 290 pessoas lotam o auditório da Escola Marta Maria Sobreira para registrar suas demandas de saúde e escolher os representantes à Conferência Municipal.



Escola Perpétuo Socorro, 30 de maio: as reuniões têm contado com a presença de todos os Coordenadores dos diversos serviços prestados pela Saúde do Município, os quais valem-se da oportunidade para divulgarem suas as ações e ouvirem as reclamações da população, visando melhorar a assistência.

“O SUS que queremos passa, necessariamente, pelo controle social, que nada mais é do que a população ajudando à administração pública a identificar as fragilidades dos sistemas locais de saúde e sugerindo soluções.”

“Sabemos que muito já foi feito através do apoio que tivemos da administração do Prefeito Agenor Neto e acreditamos que momentos como estes (das Pré-Conferências) são importantíssimos para nos auxiliar a trilharmos o longo caminho que ainda temos que percorrer na melhoria da saúde em nosso município.”
Joab Soares de Lima
Secretário de Saúde do Município

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pré-Conferências de Saúde: PENHA

Pré-Conferência de Saúde do PSF da Penha

Nesta quinta-feira(09), aconteceu a Pré-Conferência de Saúde do PSF Penha, onde os seus moradores tiveram a oportunidade de opinar, reivindicar e dar sugestões a respeito de como melhorar o atendimento a saúde daquela comunidade.

Dra. Sheila abriu o evento

A Secretaria Adjunta da Saúde do Município, Dra. Sheila Martins, explica que a finalidade desse evento é para apresentar os serviços prestados, mostrando o muito que já foi feito, ao mesmo instante que explanou a necessidade das melhoras que precisam vir e que esta é a oportunidade de todos fazerem as suas reivindicações e sugestões. Ainda na sua fala tirou dúvidas que eram indagadas pela platéia presente.

Explanação dos Coordenadores da Sec. de Saúde

Durante o evento os Coordenadores da Sec de Saúde fizeram explanações ao público presente de como funciona a estrutura de toda a Secretaria. Assim todos tiveram mais uma vez a chance de tirarem suas dúvidas de todo o funcioanamento do órgão.

terça-feira, 7 de junho de 2011

3ª edição do programa 'Prefeitura com Você' esteve no Bairro Santo Antonio

Prefeito Agenor Neto

Em mais uma edição do programa ‘Prefeitura com Você’, na última sexta-feira(03), desta feita no bairro Santo Antonio, a equipe do prefeito Agenor Neto esteve presente na comunidade, levando de uma forma direta o contato entre o gestor municipal e o povo, ouvindo da população os seus reclames e pedidos. Toda a estrutura do município se instalou na praça do bairro com tendas com a presença dos secretários municipais tal como se deu nas primeiras edições do programa.


Saúde presente ...
Mais uma vez a tenda da saúde esteve presente com serviços a comunidade como nas demais edições do programa, com aferição de pressão arterial, exames de tipagem sanguínea e glicemia (diabetes) entre outros.

Secretário Dr. Joab atendento a população

Iguatu tem queda recorde na mortalidade infantil

Em 2010, Iguatu registrou o menor índice de mortalidade infantil dos últimos anos, abaixo das médias estadual e nacional. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que a cada mil crianças nascidas no Município, em 2010, apenas 8,66 registraram óbito antes de completar um ano de vida - nesse período morreram apenas 12 crianças contra 42 mortes registradas no ano de 2004, ou seja, de cada mil crianças nascidas naquele ano, 27,28 morriam antes de completar um ano de vida.

Durante um período de 5 anos (2005/2010), a maior queda foi observada entre os anos de 2009 e 2010, quando os números atingiram um percentual de 60%. Esse resultado coloca Iguatu como um dos municípios brasileiros que já conseguiram superar a meta estipulada pela ONU em 2015 que é de 13 óbitos por mil nascidos vivos.

O secretário de saúde do município, Dr. Joab Soares, comemora os números e diz que uma das metas da administração do prefeito Agenor Neto era derrubar o índice de mortalidade infantil para a casa de um dígito, e para isso uma grande luta foi travada com esse objetivo, e mesmo com tantos entraves e perseguições políticas nos últimos anos, o município conseguiu atingir mais essa meta.

Com informações do Blog Iguatu Notícias

Saúde em Ação: Entrega de Orteses e Proteses

Prefeito Agenor Neto e Secretário Joab Soares fazendo entrega

A Prefeitura de Iguatu, através de Secretaria de Saúde fez a entrega de órteses e próteses para populares. Foram entregues 32 unidades no auditório do Hospital Regional de Iguatu. O prefeito Agenor Neto disse que a entrega de órteses e próteses era sempre um momento especial da administração. “Essa é uma ocasião em que sentimentos o nosso governo atendendo as aspirações das pessoas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de muita gente que está sofrendo com alguma, incapacidade, com alguma deficiência”, afirmou. Para o Secretário de Saúde, Joab Soares, esse é um momento especial onde é detectado o resultado final de uma ação efetiva da administração ”É gratificante ver o sorriso de satisfação desse povo em receber esse benefício e nos chega à certeza que estamos efetivamente melhorando a qualidade de vida da população. Quero lembrar que melhorar a qualidade de vida dos iguatuenses é o maior desafio da nossa gestão e vamos trabalhar incansavelmente com esse objetivo”, afirmou.

Momento em que Dr. Joab falava aos presentes

A beneficiária, Josefa Borges, 56, destacou que a prótese que recebeu irá ajudar e muito no dia a dia, “estou feliz em receber esta prótese, pois tenho dificuldades em me locomover e esta ajuda vai fazer muita diferença, obrigado ao Agenor Neto e Joab Soares pela ajuda” disse.

A entrega foi prestigiada pelo Presidente da Câmara, Ednaldo Lavor, vereadores Aderilo Filho e João Lázaro, além de secretários municipais.

Com informações do Iguatu.Net
Web Analytics