Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A SAÚDE E AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO

Secretaria de Saúde do Município e comunidades rumo à
5ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IGUATU.


Desde o dia 19 de maio a Secretaria de Saúde de Iguatu (SSMI) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem visitado as diversas comunidades que fazem parte das áreas de abrangência das Equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do município, realizando, junto ás populações locais, as Pré-Conferências de Saúde, visando identificar as demandas e sugestões quanto à assistência prestada pelo SUS em Iguatu e em cada comunidade coberta pelo PSF.

A primeira Pré-Conferência aconteceu no PSF João Paulo II, quando a população presente teve a oportunidade de participar efetivamente por participar junto a equipe da Secretaria de Saúde dos problemas vivenciados por aquela comunidade. Na ocasião a comunidade elegeu seus delegados para representá-los e defender suas propostas e sugestões por ocasião da 5ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer no início do mês de julho deste ano.
CAIC, 19 de maio: equipe da SSMI e delegados escolhidos pela comunidade.


A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Iguatu terá como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", seguindo o estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde para a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Merece destaque durante todo o processo a participação popular nas Pré-Conferências. Pois têm enriquecido os debates quanto aos problemas enfrentados pela população e a administração pública no tocante à qualidade da assistência prestada no município.


PSF Alencar II, 25 de maio: aproximadamente 290 pessoas lotam o auditório da Escola Marta Maria Sobreira para registrar suas demandas de saúde e escolher os representantes à Conferência Municipal.



Escola Perpétuo Socorro, 30 de maio: as reuniões têm contado com a presença de todos os Coordenadores dos diversos serviços prestados pela Saúde do Município, os quais valem-se da oportunidade para divulgarem suas as ações e ouvirem as reclamações da população, visando melhorar a assistência.

“O SUS que queremos passa, necessariamente, pelo controle social, que nada mais é do que a população ajudando à administração pública a identificar as fragilidades dos sistemas locais de saúde e sugerindo soluções.”

“Sabemos que muito já foi feito através do apoio que tivemos da administração do Prefeito Agenor Neto e acreditamos que momentos como estes (das Pré-Conferências) são importantíssimos para nos auxiliar a trilharmos o longo caminho que ainda temos que percorrer na melhoria da saúde em nosso município.”
Joab Soares de Lima
Secretário de Saúde do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics