Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fortaleza é líder em fumantes de 15 anos ou mais

Enquanto os percentuais de fumantes na faixa etária de adultos a partir dos 20 anos vêm decaindo nos último anos no Brasil, entre o público adolescente, dos 13 aos 15 anos, esses números só crescem. Em Fortaleza não tem sido diferente. Dos 1.634 adolescentes entrevistados, exatos 776 afirmaram ter experimentado cigarros, ou seja, 47,5%, o maior percentual do Brasil. O Ceará também está em quinto lugar no Brasil em percentual de fumantes entre o público adolescente.

Os dados figuram no relatório "A situação do tabagismo no Brasil - Dados dos inquéritos do Sistema Internacional de Vigilância do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde realizados no Brasil entre 2002 e 2009", organizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com a pesquisa, o principal motivo é o fácil acesso a compra de cigarros por este grupo de adolescentes. A Capital cearense figura em segundo lugar no País, com maior percentual de adolescentes, ou seja 89,9%, que afirmam nunca terem sofrido impedimento para adquirir o produto.

Perigo
Para especialistas, os dados são preocupantes, tendo em vista o precoce acesso desse grupo ao fumo e as suas sequelas. Além disto, vale salientar que o Brasil dispõe da Lei Federal (n.º 8.069/1990 ) que proíbe a venda do produto para menores de 18 anos.

A publicação do Inca também aponta que, da população com 15 anos ou mais de idade fumante corrente (fuma diariamente), o Ceará está em quinto lugar, com 19,4% (engloba os que fumam esporadicamente e os que fumam diariamente) e 15,6% (fumantes diários). Chega a estar a frente de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Os tabagistas cearenses estão acima da média brasileira, que é 17,2% .

Prejuízos
O chefe do serviço de Tórax do Hospital do Câncer do Ceará, Newton Albuquerque, afirma que os males do fumo passivo (pessoa que convive com um fumante) causam severos prejuízos à saúde. Pois a fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios causadores do estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro.

Ele explica, ainda, que o tabagismo é a principal causa de maioria das doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado também a tumores em vários outros locais do corpo e a doenças cardiovasculares.

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Câncer
De acordo com dados do Inca, em 2010, foram registrados no Estado do Ceará 490 novos casos em homens com câncer na região da traqueia, brônquio e pulmão. É a segunda doença que mais mata entre os homens, perdendo somente para o câncer de próstata. Já nas mulheres, foram diagnosticados 370 novos casos da doença.

Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse e o sangramento pela via respiratória. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns para o paciente. Além disso, uma pneumonia de repetição pode, também, ser a apresentação inicial da doença.

Campanha
Os adolescentes brasileiros não têm dificuldade para comprar cigarro, apesar de o País dispor da Lei Federal (n.º 8.069/1990) que proíbe a venda do produto para menores de idade. O percentual de meninas, entre 13 e 15 anos, que já comprou cigarro chega a 52,6% e a 48,1% entre meninos em algumas capitais do Brasil.

Em virtude disto, o Ministério da Saúde (MS) lançou ontem, a campanha ´Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro´. A ação celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A preocupação com os jovens é especial, em razão de eles serem o principal alvo da indústria do tabaco, interessada em atrair novos consumidores.

As leis visam reduzir o acesso das crianças e adolescentes ao cigarro, porém é grande o número de jovens entre 13 e 15 que experimentam o produto. Nacionalmente, as meninas estão fumando mais que os meninos. Os dados do Incra preocupam especialistas e autoridades.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics