Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Semana do Aleitamento chama atenção para apoio à Mulher

O índice de aleitamento materno no Ceará, com o leite do peito sendo até os quatro primeiros meses a única fonte de alimentação para os bebês, aumentou de 55,6%, em 1999, para 71,1% em 2009. Nesse mesmo período a mortalidade infantil caiu de 28,7 para 15,3 por mil nascidos vivos. “Mesmo com a maior redução da Taxa de Mortalidade Infantil do país, baseado no IBGE, queremos baixar ainda mais, ficando em menos de 10 por mil nascidos vivos”, afirmou nesta manhã, dia 1º de agosto, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Para isso, disse durante a abertura da semana no Hospital Infantil Albert Sabin, que é “preciso o apoio de todos, incluindo as famílias, os profissionais de saúde e, em especial, a mídia para ajudar na conscientização de que o aleitamento materno é o alimento mais completo”.
A madrinha da semana deste ano no Ceará, a enfermeira Morisa Rocha, falou, com a satisfação de mãe pela primeira vez, que “amamentar o Gabriel é certeza de saúde, de estabelecimento de vínculo afetivo, sem falar na praticidade e redução de custos”. Além de amamentar Gabriel, com quatro meses de vida, ela divide o rico alimento doando para o banco de leite. Ajuda, assim, a reduzir pela metade o tempo de internação de crianças em UTI e a salvar vidas. No Ceará, além do banco do Albert Sabin, onde atualmente há 40 mães doadoras assegurando bom estoque de leite, há outros cinco bancos de leite humano nos hospitais.

Saúde da gestante

A Sesa aproveitou a mobilização da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai até 1º a 7 de agosto, para lançar também uma importante estratégia de cuidado com a mãe e o filho e ainda para chamar a atenção do “pai grávido”. É a Caderneta da Gestante. “Valorizamos tanto a promoção e prevenção da saúde da mulher que para liberar recursos do Fecop (Fundo de Combate à Pobreza) para a construção de 150 Unidades Básicas de Saúde o governo do Estado exige que os municípios realizem no mínimo cinco consultas de pré-natal”. Com a Caderneta de Gestante, acrescentou Arruda Bastos, as equipes do Programa Saúde da Família ganham um importante instrumento para anotar tudo sobre a saúde da gestante. Na caderneta, elaborada pela Sesa, são anotadas informações sobre exames, consultas, vacinas, atendimentos odontológicos, visitas do Agente Comunitário de Saúde. Na nova caderneta, as mulheres ficam sabendo sobre as vantagens do parto normal, sinais de parto, perigos na gravidez. Fica ainda por dentro dos direitos dos bebês, como o acesso ao teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha.

Atenção ao parto

Com apoio da Sesa, o Ministério da Saúde promove a partir desta terça-feira, 2, às 8 horas, o “Curso de boas práticas da atenção ao parto e nascimento” em dois hospitais públicos no Ceará. Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, unidade federal, o curso será realizado até quarta-feira, 4. No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual, o curso ocorrerá de 20 a 22 de setembro. O curso faz parte do Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais do Ministério da Saúde, implantado em 26 maternidades selecionadas em conjunto com os gestores estaduais. No Ceará, o HGCC e a MEAC foram os selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics