Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lacen participa de mutirão da justiça e realiza mais 933 exames de DNA


O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), da rede estadual de saúde, participa das ações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) para devolver dignidade a mais de 900 famílias que precisam da comprovocação de paternidade. O Lacen vai realizar 933 análises de DNA a partir da coleta de material genético durante o mutirão “Reconhecendo vínculos – paternidade é questão de dignidade”, que acontece até sexta-feira, 26 de agosto, no Fórum Clóvis Beviláqua. A coleta é feita nas audiências de conciliação de processos de investigação de paternidade em tramitação na Justiça. Duas equipes do Lacen realizam desde segunda-feira, 22, a coleta de material, nos casos em que não há acordo entre as partes.

Estão sendo oferecidos, também, 250 exames de DNA a pessoas que tenham interesse em confirmar paternidade, mesmo sem ação de investigação correndo na Justiça. Os interessados em realizar o exame devem fazer cadastro prévio no portal do Tribunal de Justiça do Ceará. Fora do mutirão, qualquer pessoa pode solicitar a realização de exame de DNA para investigação de paternidade. Basta procurar as varas de família, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado ou os conselhos tutelares, órgão que têm linha direta com a Lacen para o agendamento dos exames.

Desde janeiro de 2009, o Lacen realizou 7.400 exames de DNA para investigação de paternidade. A implantação do Laboratório de Biologia Molecular foi um investimento do Governo do Estado de R$ 355.708,04 na aquisição do sequenciador de DNA, acrescidos de recursos que totalizaram R$ 1 milhão na adaptação da área física e aquisição de equipamentos e insumos. Atualmente, cerca de dez coletas são feitas diariamente na unidade do Lacen em Fortaleza. As coletas também são feitas nas unidades de Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Senador Pompeu e Icó. O aparelho seqüenciador de DNA do Lacen tem capacidade de realizar até 400 exames por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics