Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dose diária de álcool faz mulheres envelhecerem com saúde, diz estudo

Trabalho foi baseado em dados de pessoas com média de 58 anos. Médicos da Escola de Saúde Pública de Harvard conduziram a pesquisa. Benefícios valem para mulheres de meia-idade que consumiram até uma dose por dia de álcool.

Mulheres de meia-idade que bebem uma dose de bebida alcoólica por dia (até 15 gramas de álcool) envelhecem com mais saúde, segundo um estudo divulgado por médicos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e do hospital Brigham and Women, centro especializado na saúde da mulher em Boston, nos Estados Unidos.

Coordenado pelo especialista em nutrição e epidemiologia Qi Sun, o trabalho leva em conta dados de questionários respondidos por 121.700 enfermeiras sobre hábitos alimentares. As perguntas fazem parte de um levantamento feito em todos os estados dos Estados Unidos sobre a saúde dessas profissionais.

A grande maioria (97,1%) das enfermeiras não bebiam mais do que o equivalente a 3 doses por dia (até 45 gramas de álcool). Os pesquisadores analisaram como envelheceram as 13.984 enfermeiras que sobreviveram depois dos 70 anos.

Apenas uma dose diária elevou em 20% as chances de uma velhice saudável - sem doenças crônicas no coração, diabetes, limitações físicas ou mentais - na comparação com as enfermeiras que nada bebiam. Aquelas que bebiam regularmente - de cinco a sete dias por semana - tinham chance até 50% maior de um envelhecimento melhor quando comparadas com as abstêmias.

Beber mais do que uma dose mostrou-se menos eficiente para garantir uma velhice mais saudável, segundo a pesquisa. Fatores de risco como cigarro foram descontados na análise dos médicos.

Os resultados foram divulgados na publicação de livre acesso "PLoS Medicine". Dados sobre o estudo podem ser conferidos aqui (em inglês).
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics